IDR-Paraná e Simepar iniciam 31ª edição do Alerta Geada nesta segunda-feira

IDR-Paraná e Simepar iniciam 31ª edição do Alerta Geada nesta segunda-feira

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) iniciam nesta segunda-feira, 5 de maio, a 31ª edição do serviço Alerta Geada. Operando de maio a setembro, o serviço visa alertar, com antecedência, produtores rurais e a população sobre o risco de geadas no estado. (IDR-Paraná e Simepar dão início ao Alerta Geada 2025)

Criado em 1995 para proteger cafezais recém-plantados, o Alerta Geada atualmente atende diversas atividades agropecuárias, como avicultura, suinocultura, horticultura e silvicultura, além de beneficiar setores como turismo, comércio, mercado financeiro e construção civil. (IDR-Paraná e Simepar dão início ao Alerta Geada 2025)

Durante o período de vigência, pesquisadores divulgam diariamente boletins com informações sobre as condições do tempo e a evolução de massas de ar polar no estado. As informações podem ser acessadas por meio dos seguintes canais: (IDR-Paraná e Simepar dão início ao Alerta Geada 2025)

Para a semana de início do serviço, a previsão meteorológica não indica a formação de geadas no Paraná. No entanto, a entrada de massas de ar polar tende a se intensificar a partir de maio, alternando dias frios com períodos de temperaturas mais amenas, típicos do outono e inverno. (IDR-Paraná e Simepar iniciam serviço Alerta Geada na segunda-feira)

O Alerta Geada é uma ferramenta essencial para que agricultores e outros setores possam se preparar e minimizar os impactos das geadas, protegendo suas atividades e investimentos. (Previsão do Tempo: primeira geada de 2025 é anunciada pelo …)

sti1000grau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *